quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Por que é preconceituoso comparar moralidade atrasada e crenças contraditórias com autismo



Como vegano defensor dos Direitos Animais, tive a infelicidade, nos últimos anos, de ver parceiros da causa escreverem artigos comparando a contradição e atraso moral das pessoas não veganas com o autismo.

Além disso, vejo muitas pessoas usarem o termo preconceituoso “autismo moral” para se referir a esse tipo de problema.

Se você tem esse pensamento de que a contradição de crenças morais é comparável ao espectro autista, então eu gostaria de lhe mostrar que autismo não é isso.

Autismo é uma coisa, incoerência moral é outra


Antes de tudo, preciso esclarecer: autismo não tem nada a ver com ser uma pessoa de moralidade contraditória ou iníqua. O espectro autista não tem isso como significado.

Aliás, em muitos casos o autista pode ser mais coerente nos seus princípios éticos do que a grande maioria dos neurotípicos. Existem diversos autistas veganos defensores dos Direitos Humanos e Direitos Animais ao redor do mundo.

São pessoas que entendem que é contraditório defender uma causa e ao mesmo tempo ignorar ou desprezar outras.

Além disso, nada na definição clínica da condição do espectro autista aponta para uma tendência, por parte dos autistas, de serem pessoas moralmente incoerentes.

Pelo contrário, esse problema é algo muito presente entre a maioria dos neurotípicos - principalmente entre aqueles que se dizem “pessoas de bem” mas tratam o diferente de forma malvada, com descaso, preconceito e até ódio explícito.

E mais: muitas vezes em que um autista comete uma ação moralmente repudiável, é porque ele não sabe que aquilo é prejudicial e socialmente malquisto, uma vez que tem dificuldade de captar e entender regras morais e sociais que não são ditas verbalmente.

Já a maioria dos adultos neurotípicos, quando comete uma má ação, já sabe que aquilo é prejudicial e tem a intenção de fazer o mal em benefício próprio. Ou então o faz por ignorância.

Conclusão


Confundir autismo com atraso moral é nada além de capacitismo, ou seja, preconceito contra pessoas com deficiência.

Portanto, se você ainda usa termos como “autismo moral” para falar de iniquidades e incoerências morais, peço que reveja essa postura, em respeito a nós autistas.

Não queremos ser vistos como pessoas “incapazes” de entender a diferença entre o certo e o errado - que é a visão preconceituosa a que essa confusão leva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário